Escaladas.com.br

Até o momento, temos 10.455 vias cadastradas em 1.832 locais de 442 cidades de 24 estados brasileiros, sendo 4.874 vias Tradicional Clássica, 4.779 vias Esportiva, 645 vias Bouldering, 64 vias Big Wall, 8 vias Via de descida, 70 vias Artificial, 9 vias Psicobloc e 6 vias Tradicional Esportiva.

Dados da Via Espírito Santo > Afonso Cláudio > Pedra da Broa / Freira > Freira de Biquini

Ampliar imagem Freira de Biquini
Naoki Arima na "Freira de Biquini".
Ampliar imagem Freira de Biquini
Foto e croqui: Naoki Arima
Freira de Biquini
Fonte: https://naokiarima.com.br/ess/pedra-da-freira/


Ver croqui no tamanho original

Imprimir croqui
Freira de Biquini Imprimir informações da via
3º IV D1 E2
Cadastrada por: Luciano Bender, em 30-10-2025 às 21:18
Alterada por: Luciano Bender, em 01-11-2025 às 18:06
Modalidade: Tradicional Clássica
Tipo de via: principal
Tipo de escalada predominante: agarras
Extensão: 310 metros
Descrição: Escalada toda em agarras/cristais pela face da montanha de rocha bem sólida, com boa aderência, protegida por chapeletas simples e paradas duplicadas sem argolas.

A base da via parte de um desnível inicial de aprox. 500 m do chão proporcionando um belo visual desde o início da escalada.

No cume atinge-se altura aproximada de 810 m, ponto culminante de uma vasta região com várias outras montanhas, onde é possível visualizar inclusive os Três Pontões, Lajinha, Cinco Pontões, a Pedra Azul e a Pedra do Garrafão. Possui livro de cume, em baixo de uma laca próxima aos cactos.

Descida – todas as paradas são com chapeletas sem argola. Caso precise descer pela via é preciso abandonar fitas. A melhor opção é descer caminhando pelo lado oposto da montanha. A trilha começa à direita de quem fica de frente para o cume. A descida é relativamente bem demarcada, mas há muitas áreas abertas que podem confundir, principalmente à noite. A descida tenderá a um pequeno precipício que pode ser vencido com um rapel de 30m (ancoragem em árvore) ou seguir contornando a mata (pior opção). A caminhada dura de 1h a 1h30 a depender de onde ficar o carro.

BETAS:

-1ª enfiada solo em costão: pode fazer de tênis até um pequeno platô antes de um platô principal;
-2ª enfiada, 60 m: segue em direção ao platô principal e depois em direção à primeira proteção;
-3ª enfiada, 55 m - crux IIIsup: após a segunda proteção segue em diagonal à esquerda;
-4ª enfiada, III grau: sai para a esquerda, depois volta à direita passando à direita da vegetação. Algumas proteções podem estar escondidas nesse trecho. A parada fica acima das lacas à esquerda.
-5ª enfiada, 55 m II grau: Segue reto para cima até a primeira proteção que está a uns 30m e segue até a virada. A parada fica num platô depois da virada.
-6ª enfiada II grau: A partir daqui é indicado escalar à francesa até o cume da via onde há proteção natural. Subir o grande bloco para o ponto culminante (II grau).

Para mais detalhes, fotos, relato da conquista e croqui acesse:
http://naokiarima.com/blogwp/freira-de-biquini/
Fonte: http://www.ace-es.org.br/
Equipamento mínimo necessário:
  • 1 corda de 60 m (2 se for rapelar pela via)
  • 6 costuras
  • Material para abandono se for rapelar
Data da conquista: 15/02/2015
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Encontrou algo errado? Clique aqui